O PRECONCEITO DA SOCIEDADE COM A PESSOA SURDA - UMA REALIDADE QUE PRECISA SER MUDADA

03/03/2015 08:26

 A falta de uma preparação melhor a respeito das diferenças torna nossa sociedade insalubre e despreparada para lidar com situações que ainda são tabus em pleno século XXI, o preconceito contra a pessoa com deficiência. O desconhecimento pode nos levar a erros bastante comuns. Por exemplo: o conceito de que todo surdo é mudo não é verdade. Existem surdos oralizados, quer dizer, apesar de uma deficiência auditiva, conseguem verbalizar palavras, mesmo que com alguma dificuldade. Existem também aqueles que ouvem pouco, mas que também estão enquadrados na turma dos deficientes auditivos. Por isso, quando se deparar com algum surdo que entenda o que você fala, não o marginalize.

 Além disso, alguns são exímios na leitura labial. Pessoas que possuem um familiar com surdez lidam melhor com a situação, pois convivem com tais pessoas e têm noção de sua vivência, bem como capacitação e limites. Ter contato com os surdos e mudos, muda toda nossa realidade para melhor. Primeiro porque paramos de sentir pena, segundo porque nos faz ver que o preconceito existe e a luta para anulá-lo ainda é grande. Daí, passamos a engrossar este cordão. Ainda não foi comprovado cientificamente, mas é visivelmente notável que as pessoas com algum tipo de deficiência possuem uma característica peculiar, a de aprender com os outros “sentidos” melhor do que os que não têm nenhum tipo de deficiência, e a partir de então desempenhar funções ou atividades melhores do que tais pessoas sem deficiência. Como exemplo, podemos citar Beethoven, que após ficar surdo produziu suas melhores obras e o marcaram mundialmente como um dos melhores compositores de todos os tempos.

 Pena que muitas pessoas deixam passar despercebidos tais acontecimentos e continuam a subestimar a capacidade e inteligência de pessoas com surdez. São pessoas como todas as outras, com as mesmas capacidades de aprender e de contribuir com o nosso mundo. Somente com uma sociedade melhor preparada, ou seja, melhor capacitada para entender a realidade, estaremos aptos a vencer os preconceitos e tornar nossa sociedade mais humana.



 

Pesquisar no site

Contato

MOVIMENTO LIBRAS - CURSOS DE LIBRAS PARA EMPRESAS ESCOLAS E IGREJAS - MÓDULOS (BÁSICO, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO) UM CURSO PRÁTICO E DINÂMICO TODOS COM CERTIFICADO - ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO, TREINAMENTO DE PESSOAL ... SÃO PAULO/SP - CAPITAL
www.facebook.com/vagnermovimentolibrasII
VAGNER E BETH
Diretores